8 Outubro de 2015

Quinta-feira - Sessão #1283
21h45 Cine-Teatro Garrett

Com a presença do Dr. António José Constantino (sementes.pt), representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses, para uma conversa no âmbito do Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado a 10 de Outubro.

António José Constantino é Psicólogo, director da Sementes (sementes.pt), cujo trabalho é desenvolvido nas áreas do coaching, desenvolvimento pessoal e psicologia clínica, membro da Sociedade Portuguesa de Terapia Centrada no Cliente e Abordagem Centrada na Pessoa, especialista em Coaching Psicológico pela Universidade de Lisboa.
Actualmente, é membro Representante da Ordem dos Psicólogos Portugueses.

Pára-me de Repente o Pensamento (2014)

Pára-me de Repente o Pensamento (2014)
de Jorge Pelicano
101 min, Portugal
Documentário, M/6
crítica: Público [JM]
entrevista: SicNoticias

Pára-me de Repente o Pensamento (2014)

sinopse:
"Pára-me de repente o pensamento/Como que de repente refreado/Na doida correria em que levado/Ia em busca da paz, do esquecimento..." Assim começa o poema publicado em 1915 na revista "Orpheu", da autoria de Ângelo de Lima. Em 1894, o poeta e pintor foi internado no Centro Hospitalar Conde de Ferreira (Porto) com o diagnóstico de "delírio de perseguição". Para reencontrar a personagem para a sua peça de teatro, o actor Miguel Borges decide passar três semanas com os actuais pacientes do hospital. Durante esse tempo, partilha com eles as conversas, as refeições, as terapias, o café e os cigarros. O documentarista Jorge Pelicano ("Ainda Há Pastores" e "Pare, Escute, Olhe") pega na câmara e segue os seus passos, filmando 250 horas desse convívio e aprendizagem. A montagem final resultou num tratado de uma hora e meia sobre a loucura e a lucidez.  [ PÚBLICO ]

Sem comentários: